Uma dispensação, uma era ou um século, em grego, é a palavra Aeon, que se refere a um tempo no qual Deus entrega ao homem uma tarefa e dá uma direção, responsabilizando-o na área do governo, do sacerdócio e da profecia. Foi assim na primeira dispensação, a do Éden, na qual Adão falhou em cada uma dessas funções. Com a desobediência de Adão, a morte foi introduzida no mundo e ele foi expulso do paraíso.

Quando ele foi expulso, gerou Caim e Abel. Por causa da morte de Abel, Deus, por misericórdia, dá uma nova oportunidade ao homem através de Sete e sua geração; no entanto, com o passar dos séculos, a geração de Sete se mistura com a geração de Caim, e Deus, por volta do ano 1600 depois de Adão, teve que destruir o mundo através do Dilúvio.

Então, Deus levanta dez patriarcas de Adão até Noé (veja o capítulo 5 de Gênesis). Apesar de ter destruído toda a humanidade, Deus preservou a família de Noé, o décimo patriarca (Gênesis 5:29). O número dez na Bíblia tem um significado extenso e profundo; ele fala do limite da paciência de Deus e do juízo dEle sobre o homem. Assim, depois que a paciência de Deus se esgota, e sua ira se acende, Ele vem, julga e castiga o homem. Foi o que aconteceu após o décimo patriarca, Noé, na ocasião em que Deus envia o Dilúvio.

Guarde o conceito de que, no fim de cada dispensação, o homem fracassa nas três áreas, isto é, no governo, no sacerdócio e na profecia; e o fim de cada uma delas é um juízo de Deus sobre toda a humanidade. Estou dizendo isso para mostrar nesta carta exatamente o que ocorre, no juízo de Deus na Dispensação da Graça.

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia fala de sete dispensações, veja como cada uma delas termina:

1. A dispensação do Éden - termina com a expulsão do paraíso.

2. A dispensação de Sete - termina com o dilúvio.

3. A dispensação pós-diluviana - termina com a construção da torre de Babel e a confusão das línguas.

4. A dispensação patriarcal ou abraâmica - termina com o cativeiro egípcio.

5. A dispensação da Lei -trazida por Moisés, termina com cativeiro das dez tribos na Assíria, no ano 721 a.C; depois, abrange as tribos Judá e Benjamim, por volta do ano 600 a.C, no cativeiro Babilônico. Posteriormente, João Batista e o próprio Messias morrem ainda na vigência da dispensação da lei.

6. A dispensação da Graça - nasce em Pentecoste, após a ressurreição do Senhor e a visita do Espírito Santo aos discípulos (Atos 2), e termina com o arrebatamento da igreja e a segunda vinda do Senhor no final da Grande Tribulação.

7. A dispensação do Milênio -começa ao final da Grande Tribulação e termina com o juízo do Trono Branco, que é o último juízo apontado por Deus na Bíblia (Apocalipse 20:11-15).

Não queremos ensinar sobre as dispensações, mas, nosso objetivo é mostrar que, em cada dispensação, o homem falha e entra debaixo do juízo de Deus. No entanto, toda vez que o homem é julgado, Deus lhe dá uma nova oportunidade. Isso vale para toda a humanidade e para cada um de nós, que conhecemos o Senhor.


Faça o download das cartas




Folhetos para evangelismo

Nós produzimos um material de apoio para distribuirmos em nossos movimentos evangelisticos de rua. Você pode baixar gratuitamente os arquivos de impressão (fechados para gráfica) e usar também como material de apoio para evangelismo em sua cidade.