Maranhão

Governador

Flávio Dino (PCdoB)  Eleito em 2018

O Ministério Público Eleitoral no Maranhão instaurou um procedimento preparatório para investigar determinação do Comando de Policiamento do Interior do Estado pela espionagem de opositores municipais e estaduais durante o pleito de 2018.

Senador

Edison Lobão (MDB) Não eleito em 2018

Foram detectadas irregularidades na aplicação dos recursos de um convênio entre o estado do Maranhão e a União, que visava melhorar condições de assistência básica de saúde na região. Parte dos recursos foram utilizados para pagar exame, consulta e tratamento médico domiciliar do senador, então governador do estado. Também é alvo de inquérito que apura corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionado a recebimento de propina em contratos de construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Deputado

Aluisio Mendes (PODE)  Eleito em 2018

É réu em ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Deputado

Cleber Verde (PRB)  Eleito em 2018

Em seu terceiro mandato na Câmara, Cleber Verde (PRB-MA) é proprietário de um apartamento avaliado em R$ 250 mil em bairro nobre de Brasília. Recebe auxilio moradia.

Deputado

Hildo Rocha (PMDB)  Eleito em 2018

O tribunal de justiça acolheu o recurso interposto pelo Ministério Público, e determinou que o parlamentar respondesse por dano ao erário, possibilitando uma condenação ao ressarcimento dos cofres públicos.

Deputado

José Reinaldo Tavares (PSDB) Não eleito em 2018

É réu em ação movida pelo Ministério Público Federal por crimes da Lei de Licitações, corrupção passiva e corrupção ativa. É réu em ação penal por associação criminosa, peculato e corrupção passiva. Trata-se de um dos processos originados pela Operação Navalha. De acordo com a denúncia, o então governador celebrou contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para execução de obras que já haviam sido realizadas. Réu em ação por improbidade administrativa com enriquecimento ilícito. De acordo com a denúncia, o parlamentar reformou um apartamento com gastos incompatíveis com sua renda e sem que houvesse comprovação da origem dos recursos. Foi responsabilizado por irregularidades na aplicação de recursos públicos, constatadas em tomada de contas especial, referentes a sua gestão enquanto Ministro dos Transportes.

Deputado

Júnior Marreca (PEN) Não se candidatou em 2018

Foi multado por falha de publicidade na licitação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do governo federal para a construção de creche-escola no município Itapecuru-Mirim(MA), quando prefeito.

Condenado a pagamento de multa por prestação de contas irregular do FUNDEB de Itapecuru-Mirim (MA) de 2008, quando prefeito. Recorreu e houve diminuição da multa.

Deputado

Pedro Fernandes (PTB) Não se candidatou em 2018

É alvo de inquérito movido pelo Ministério Público Federal por peculato e abuso de poder. Apura-se a nomeação de servidores da Câmara, indicados pelo deputado, que não exerceriam nenhuma atribuição e apenas repassariam valores obtidos ao filho do parlamentar. O STF decidiu pela quebra do sigilo bancário do parlamentar. Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Deputado

João Marcelo de Souza (PMDB) Eleito em 2018

Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Deputado

Rubens Pereira Júnior (PCdoB) Eleito em 2018

Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Deputado

Sarney Filho (PV) Não eleito em 2018

Foi condenado a pagamento de multa em representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por prática de conduta vedada. Parlamentar recorreu e a decisão foi mantida.

Deputado

Zé Carlos (PT) Eleito em 2018

Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Deputado

Waldir Maranhão (PSDB) Não eleito em 2018

Teve rejeitada prestação de contas referente às eleições de 2010 para deputado federal por recebimento de recurso de fonte não identificada. É alvo de inquéritos que apuram crime de lavagem de dinheiro no esquema investigado pela Operação Miqueias da Policia Federal, que consistia em desvio de recursos de fundos de pensão e lavagem de dinheiro. É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual. É alvo de representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de recursos. Processo corre sob segredo de justiça. Votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.